A Velha Pfaff!
- Lidia Amarante

- May 29, 2020
- 1 min read
Desde que as memórias estão presentes e vivas em mim que me lembro de ouvir o som da velha Pfaff a trabalhar e a unir panos que mais tarde se transformavam em peças de vestuário, lençóis, e os mais diversos acessórios que viriam a ser utilizados em alguma casa ou lugar.
Por vezes a Pfaff silenciava-se para dar lugar á tesoura ou à agulha e linhas para preparar o que deveria ser costurado ou fazer os acabamentos necessários.
Assim entre o fascínio de cores e bocados de pano que ia juntado e tentando criar algo para as bonecas fui crescendo e sentido que a costura é muito mais que a forma artesanal ou manufacturada de se juntar duas partes de tecidos e criar algo, é a arte de combinação de tecidos, cores; linhas; técnicas e texturas em que os artigos utilizados ditam as regras, “falam” e permitem que se trabalhe de forma livre ou planeada.
De entre as técnicas mais trabalhadas e usadas é sem dúvida o bordado, manual ou à máquina que permite personalizar através da utilização de fios coloridos (de algodão, seda, lã, linho, metal…) cada peça com figuras ou simples linhas, o desenho desejado.
O resultado final depende da criatividade do seu “criador” e fica completa quando cada “artista” a sente como concluída e permite que a obra final se apresente.








Comments