Estampagem
- Lidia Amarante

- Jul 25, 2021
- 1 min read
Umas tintas acrílicas de tecido na prateleira à espera de utilização, uma formação cativante no cearte, https://www.cearte.pt/, alguns tecidos a aguardar ser mexidos, arrisquei, inscrevi-me e fiz a formação em estampagem têxtil.
Percebi como trabalhar os carimbos, o stencil que nem sempre é fácil, o comportamento de alguns tecidos e a tinta a utilizar de acordo com o trabalho que se pretende executar.
Inventei. criei, fiz imensos carimbos, uns naturais, outros com cola quente, outros com eva e ainda com linóleo. Estes últimos mais difíceis e mais morosos de executar.
Posso dizer que adorei, descobri técnicas que desconhecia, algumas delas apliquei na tecelagem, em papel, cartão, madeira e na cerâmica e o resultado sempre diferente mas interessante sem dúvida.
Agora, com o verão em pleno, o calor a apertar, o mar a chamar e tudo a pedir para ser usado, o saco de jornaleiro, fruto do projeto final passou a ser o meu saco de praia e um dos tecidos de experiências virou saco para o chapéu de sol e guarda vento.
Ainda longe de conseguir um trabalho de excelência, a estampagem manual, tendo por base a implementação de técnicas artesanais, passiveis de ser reproduzidas em casa de forma individual, artesanal e sem necessidade de recorrer a maquinaria é viciante e continuo a apostar já com outros projetos em vista















Comments