Filha, Mãe, Avó …
- Lidia Amarante

- May 29, 2020
- 2 min read
Enquanto filha existem tantas certezas e incertezas sobre o que será o nosso futuro, decidimos o que queremos vir a ser e maioritariamente uma delas invariáveis é de que “quando for mãe não vou ser como a minha” tudo porque nos centramos em todos os aspectos negativos e no corte das asas para o que desejamos no momento mas a realidade muda completamente quando nos decidimos pela maternidade que é sem dúvida uma das decisões mais bonitas e empreendedoras que se tem.
Ser mãe é o investir continuo numa relação para toda a vida. A maior de todas as relações, que ao longo dos tempos nos vai mostrando os diferentes passos a seguir para vencer as incertezas e dificuldade que nos assolam a cada momento em prol de um amor incondicional que se sente e na relação mãe/filha (o) que se estabelece. É nesta relação que quando paramos e damos conta estamos a agir exactamente segundo os princípios em que fomos educados e agindo de acordo com os exemplos que vivenciamos
É uma experiência maravilhosa , que começa muito cedo, desde a gestação , é um estabelecer inicial de uma relação com um pequenino ser que sentimos e vimos crescer e com ele o nosso amor, preocupação e sonhos de uma vida linda para ele, sabendo que no fim, as escolhas são todas dele próprio.
Com o nascimento o sonho que sente ganha forma e realidade mas deixou de ser considerado o mais importante, é o despertar de todas as sensações e o sentido crescente de sentimentos que nos modifica completamente a vida e torna conscientes da responsabilidade que nos espera e a prioridade passa a ser a relação que se estabelece e que se traduz numa ligação efectiva e afectiva de vida.
A beleza da maternidade e do “ser mãe” está nas vivências, nas partilhas, nas aprendizagens, no despertar do que existe no “ele” e no “eu”, no desfrutar de cada etapa do crescimento dos filhos, conscientes de que cada momento e etapa por que passam é uma dádiva.
A maternidade desperta-nos para a vida e o amor incondicional que cresce e se multiplica.
Ser avó é o despertar para uma consciência especial e diferente sobre a maternidade e o novo ser que faz parte da família, é uma bênção que desperta o melhor de nós, faz-nos vivenciar tudo novamente mas de uma forma mais consciente, grandiosa e transformadora assente na força da presença, cumplicidade e multiplicidade do amor. É a plenitude de todas as relações.
Ser Filha, Mãe e Avó é criar um livro de muitas páginas repletas de infindáveis narrativas com assento na verdadeira expressão de amor!






Comments