top of page

Amarelo, Azul e Manganês

  • Writer: Lidia Amarante
    Lidia Amarante
  • Jun 28, 2020
  • 2 min read

Muitos dos nossos mercados e estações ferroviárias estão decoradas com painéis de azulejo que datam do início o século XX, época de grande expansão do mesmo através da pintura naturalista com molduras imitando o estilo rococó num conjunto harmonioso de conchas, cornucópias, arcos, folhas e flores em tons de amarelo, azul e por vezes também manganês, que representam o gosto historicista e nacionalista do povo Português.


Sendo eu ribatejana, não poderia deixar de mencionar uns dos mais emblemáticos, quem visita não esquece, a estação e o mercado de Santarém. Ambos os edifícios estão decorados com belíssimos painéis alusivos à província do Ribatejo onde retratam alguns marcos históricos da cidade e algumas das principais actividades laborais e de lazer do séc. XX no concelho.


Tendo em atenção os monumentos representados, as actividades escolhidas, o cuidado na colocação dos mesmos, sendo que os cantos obedecem a uma ordem sequencial, atrevo-me a dizer que a decoração de ambos os edifícios, de certa forma é um meio privilegiado de propaganda turística e promoção regional.


É difícil escolher o dizer o que gosto mais, porque na realidade gosto de todos, mas não sei porquê gosto de parar em frente ao da Torre das Cabaças, antiga torre do relógio, ao da Ponte D. Luís I, ao da Quinta de Vale de Lobos e o da emblemática figura do Campino.

Sinto que me perderia na história destes e dos restantes mas não o vou fazer, opto por vos convidar a visitar a bela cidade do planalto ribatejano, Santarém, e parar em frente ao Mercado ou na estação, deixar-se levar pela curiosidade da história e depois percorrer as suas ruas e identificar cada local retratado em cada um dos painéis.






 
 
 

Recent Posts

See All
Old are the rags

Another weekend full of activities, wrapped in rags, my granddaughter and I focused on cutting strips and preparing scraps to build a...

 
 
 
Velhos são os trapos

Mais um fim de semana a fervilhar de atividades, envoltas em trapos eu e a minha neta concentrámo-nos em cortar tiras e preparar retalhos...

 
 
 

Comments


SUBSCRIBE FORM

Stay up to date

follow @oficinadartes2018

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

Copyright © 2020 by Oficina D'Artes. Proudly created with Wix.com

bottom of page