top of page

Pela N2

  • Writer: Lidia Amarante
    Lidia Amarante
  • Nov 22, 2020
  • 2 min read

Com uma vida repleta de acasos, meti-me ao caminho tendo como destino o Carvalhal, Abrantes. Sem presas, e com vontade de admirar as belas paisagens campestres do nosso país, rumei pela antiga Estrada Real, hoje a lendária N2 que este ano completou 75 anos.

A N2, atravessa o país de Norte a Sul, sendo notória a diversidade paisagística e cultural, percorre-la na totalidade ou parcialmente como tantas vezes faço no carro de família é sem dúvida ir ao encontro de seculos de história e tradições. Sempre que por ela circulo vejo-me a concordar com a afirmação: ´É uma das mais bonitas estradas de Portugal”


Quase sem dar conta, rolando pela mesma leva-me ao encontro de uma colega de outras caminhadas e outras histórias do nosso país na Aldeia de S. Domingos, situada no Km 380 da N2.


Foi por acaso que parei a olhar o Mural e reconheci de o ver no seu facebook, tentei descobrir se por ali a encontrava, mas ninguém conhecia a Alexandra, já a pensar que estaria enganada e sem contacto telefónico acabei por tentar via mensager, encontrei-a e acabei por descobrir que afinal, por aquelas bandas a Alexandra é a Cláudia.


Conversamos um pouco e lamentamos o facto de a pandemia levar a que os grupos se afastassem um pouco e apesar de irmos “comunicando” falta sempre o real e a partilha in-loco. Acabei a descobrir que têm dinamizado a aldeia, dando relevância por se encontrar no Km 380 da N2, quase no centro de Portugal .


Dão a conhecer aos que por ali passam, as iguarias locais, as suas praias fluviais, as suas obras, as suas gentes e sem dúvida um pouco mais da sua história.


Deixei-me aliciar e “perdi-me” pelas suas serras, aldeias, pequenos casais e pequenos locais despovoados que parecem cheios de nada mas que são repletos de muito.


Acredito que além de S. Domingos, muitas são as aldeias e vilas que se têm dedicado ao mesmo, porque não aproveitar e percorrer a N2? Seja a pé, de bicicleta, de mota ou na viatura familiar e conhecer um pouco mais da realidade e beleza do nosso país.


Para saberes um pouco do que falo pesquisa pelo grupo Km380, vai visitar o local e comer um petisco no café Bernardino.






Recent Posts

See All

Comments


SUBSCRIBE FORM

Stay up to date

follow @oficinadartes2018

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

Copyright © 2020 by Oficina D'Artes. Proudly created with Wix.com

bottom of page