top of page

Azulejo publicitário

  • Writer: Lidia Amarante
    Lidia Amarante
  • Jul 5, 2020
  • 2 min read
Alguém se lembra dos painéis publicitários de azulejos da Mabor ou com o homem da Michelin?

Durante anos fizeram parte integrante da paisagem da Nacional 1, colocados estrategicamente nos laterais das casas, para que os automobilistas vissem os mesmos, com o passar dos anos muitos foram retirados e outros constantemente cobertos com cartazes publicitários ou pintados, mas que mesmo assim vão resistindo ao tempo.


Referi a Nacional 1 por ser a mais utilizada pela minha família, no entanto é engraçado ver que se encontram nos sítios mais remotos ou pouco prováveis no nosso imaginário.


Mencionei as marcas acima por serem os primeiros que me lembrei, no entanto, a sua utilização é transversal a várias actividades industriais e comerciais, sendo possível encontrá-los nos mais diversos tipos de estabelecimentos e indústrias.


A sua produção/utilização remonta a segunda metade do seculo XIX, sendo inicialmente meramente informativo como o da Mabor e posteriormente com a introdução de imagens e novos estilos artísticos de acordo com a época e a evolução da arte gráfica e publicitária. O seu período mais forte foi a primeira metade do século XX.


Em todo o nosso país é AINDA possível ver muitos destes painéis publicitários, muitos deles dotados de grande criatividade e beleza em que adaptava o produto ao estabelecimento que publicitava. Quando refiro ainda é muito pelo risco que correm uma vez que se encontram instalados em fachadas de imóveis particulares ou porque a actividade que representam já não é a existente no imóvel.


Felizmente, muitos existem que gostam desta arte e alguns pretendem preservar ou optam por este meio ainda para publicitar.


É um meio de publicidade que vai resistindo e perdura no tempo fazendo parte da identidade artística portuguesa






Recent Posts

See All

Comments


SUBSCRIBE FORM

Stay up to date

follow @oficinadartes2018

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

Copyright © 2020 by Oficina D'Artes. Proudly created with Wix.com

bottom of page